O que é o Tratamento de Vácuo Pressão?

O que é o Tratamento de Vácuo Pressão?

A madeira é muito resistente, o que torna seu uso na fabricação de móveis e na construção civil bastante popular. No entanto, se trata de um constituinte orgânico que, por esse motivo, está propenso à deterioração causada por agentes xilófagos e pela exposição e contato com o ambiente externo. Ou seja, é imprescindível tratar a madeira para garantir sua preservação. E você sabe o que é o tratamento de vácuo pressão?

Tratamento de vácuo pressão: o que é e por que fazer?

Na construção civil, a madeira é utilizada na fabricação de portas, janelas, vigas, terças e pilares, forros e painéis, pisos, entre outras estruturas, assim como faz bastante sucesso na indústria moveleira. O motivos? Suas características marcantes:

  • Versatilidade para ser aplicada em diferentes projetos;
  • Isolamento térmico que traz conforto para os ambientes;
  • Facilidade de manusear e trabalhar, com pouco desperdício;
  • Resistência ao fogo, uma vez que demora para queimar e não espalha chamas.

Apesar disso, o tratamento de vácuo pressão é importante porque a madeira, como dissemos inicialmente, é um constituinte orgânico que fica propenso à deterioração causada por fungos, insetos, umidade, maresia, raios solares, chuva e outros agentes externos.

Mas, o que exatamente é esse tratamento? O tratamento de vácuo pressão nada mais é do que uma técnica de aplicação de preservativo para madeira, produto que visa proteger o substrato utilizado em locais com perigo de podridão e ataque de insetos.

E como funciona? Basicamente, a técnica possibilita a impregnação do produto na madeira utilizando um equipamento de autoclave no qual a madeira é introduzida e os produtos preservantes injetados através de pressões maiores que a pressão atmosférica.

Quais são as etapas do tratamento de vácuo pressão?

Quais são as etapas do tratamento de vácuo pressão?

O tratamento industrial da madeira através da técnica conhecida como vácuo pressão é dividido em etapas. Entenda mais sobre cada uma delas.

Etapa 1

A madeira seca é introduzida no autoclave (cilindro de alta pressão), a porta do equipamento é fechada e a pressão interna acionada deve ser igual a pressão externa.

Etapa 2

O vácuo inicial é ativado com o objetivo de extrair o ar da autoclave e também das cavidades celulares da madeira.

Etapa 3

Na terceira etapa do tratamento de vácuo pressão o vácuo inicial é mantido e tem início o enchimento da autoclave com a solução preservante.

Etapa 4

Após o enchimento total da autoclave, o vácuo inicial é finalizado e tem início a mudança na pressão, que deve atingir saturação de 18 gf/cm².

Etapa 5

Na etapa cinco é finalizada a fase de pressão e ocorre a transferência total da solução excedente para um tanque reservatório.

Etapa 6

Por fim, tem início o vácuo final visando remover o excesso de solução preservativa da superfície da madeira.

E tão importante quanto o tipo de tratamento aplicado é o tipo de preservativo escolhido para promover o tratamento industrial da madeira de forma eficiente.

Preservativos para madeira você encontra na Montana

A Montana é uma empresa que tem o compromisso de oferecer os melhores produtos do mercados voltados para tratar, preservar e dar acabamento às superfícies de madeira. Consulte nossa equipe e escolha o preservativo de madeira adequado.

Newsletter

Clique no botão para se cadastrar em nossa Newsletter e receba nossas novidades.

Cadastre-se
tintas

Montana Química © 2020 - Todos os direitos reservados.

Criação de Sites: exceler